terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aplicação do Plano de Aula - 6º Ano A


Bom dia!!!


O Plano de Aula abaixo mencionado foi aplicado numa turma de 52 alunos da Rede Pública de Juazeiro do Norte, precisamente na EEF. Demóstenes Ratts Barbosa. O propósito era usar o notebook para mostrar o vídeo da música, mas o vídeo não abriu de jeito nenhum. Como para o professor sempre há um jeito... o jeito foi copiar na lousa a música...

O interessante é que, quando comecei a copiar, alguns alunos passaram a cantar... Fiquei feliz porque eles conheciam a música, então a aula tornou-se divertida. Fizemos um jogral, competindo os meninos contra as meninas, e eles capricharam no sotaque nordestino. Foi uma maravilha!

Depois disto, fomos procurar no texto marcas da nossa cultura regional, conversamos sobre alguns ritmos de música mencionados na canção. Depois de muito conversar, criei a seguinte proposta: Contei a eles que eu daria um forró na minha casa, no Bairro Novo Juazeiro, às dez da noite do próximo sábado, o ingresso seria apenas 1 lata de leite ninho. Ia ser danado de bom, porque teria as Bandas Calcinha Preta, Brasas do Forró, e o melhor casal dançarino ganharia um notebook. Eu contraria um ônibus para pegá-los na escola e, quando terminasse o forró, o ônibus iria deixá-los em casa. Para isso, eles teriam de escrever um bilhete à mãe, pedindo permissão para ir até a festa, pois é claro que ela não iria permitir. Então eu disse: "Vocês precisam convencê-las de que precisam ir!"

Bom, a "bagaceira" foi total! Rss...

Ficaram tão animados que acharam que era verdade... Difícil depois foi dizer que era só uma simulação... É que eles não se deram conta do uso verbal... "Imaginem a seguinte situação..."

O certo é que eles fizeram. E como são argumentativos...

Na atividade de casa pedi que eles preparassem o cartaz para anunciar o forró. Fizeram na folha de caderno mesmo, mas capricharam.

Postarei mais tarde alguns dos bilhetes... Ficaram engraçados!

Até o próximo encontro...


Nenhum comentário: