quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PLANO DE AULA - Música "Baião", de Luiz Gonzaga


Sobre essa atividade, a questão era a seguinte:
Como planejar uma aula utilizando essa música?

C R I E + A T I V I D A D E = C R I A T I V I D A D E !!!

Não foi difícil, pensamos logo em desenvolver nessa aula estratégias de Leitura e demonstrar a importância dos tempos verbais na apresentação das idéias, valorizando a cultura e a língua falada na região.

PLANO DE AULA

· Produzir atividades de preparação para a escrita.
· Valorizar a cultura local e regional.
· Reconhecer a lógica apresentada no texto e a importância dos tempos verbais como recurso argumentativo.

ESTRATÉGIAS

Assistir o vídeo da Banda Conhaque com Tequila (Baixar do Youtube)
Leitura coletiva em forma de jogral
Skimming - identificar a temática do texto.
Scanning - localizar no texto marcas da cultura de nossa região.
Reconhecer os tempos verbais e associá-los à temática apresentada.
Dramatizar a canção em forma de narrativa oral em prosa.

AVALIAÇÃO
Produzir um bilhete convencendo à mãe a deixar ir a um forró na Chácara da professora de Português.

RECURSOS UTILIZADOS

Notebook, Data Show, Vídeo da Música “Baião”, texto xerocado, quadro, giz ou pincel.

ATIVIDADE EXTRA

Elaborar um cartaz convidando as pessoas a participarem desse forró.

Letra da Música "BAIÃO"

Eu vou mostrar pra vocês

Como se dança o baião

E quem quiser aprender

É favor presta atenção

Morena chegue pra cá,

Bem junto ao meu coração

Agora é só me seguir

Pois eu vou dançar o baião


Eu já dancei, balancei,

Chamego, samba em Xerém

Mas o baião tem um quê,

Que as outras danças não têm

Quem quiser só dizer,

Pois eu com satisfação

Vou dançar cantando o baião

Eu já cantei no Pará

Toquei sanfona em Belém

Cantei lá no Ceará

E sei o que me convém

Por isso quero afirmar

Com toda convicção

Que sou doido pelo baião.

Um comentário:

Hevil disse...

Adorei seu blog esse plano de aula,pois estou fazendo o gestar e ele me ajudou a produzir um plano como esse seu, sou professora de lingua portuguesa e se vc tiver outros planos bons como esse disponiize no blog pois quero ve-los. bjus Hevilmerodark